ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I – RETORNO AO PRESENCIAL A PARTIR DO DIA 11 DE MAIO.

Cumprindo as orientações do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, quanto à Covid-19 que prevê o Protocolo de segurança contido na Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 03-R, de 08/05/2021, a Escola da Ilha informa:

VAMOS RETORNAR ÀS AULAS PRESENCIAIS PARA AS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I NO DIA 11 DE MAIO – TERÇA-FEIRA.

Nesta segunda-feira, dia 10, a Escola fará nova capacitação sobre o Protocolo de Segurança em Saúde com todos os colaboradores para o recebimento dos nossos alunos na terça-feira.

É momento de conscientização sobre os cuidados necessários para a preservação da saúde de todos.

Assim, no dia 10 de maio, AS AULAS SERÃO REMOTAS PARA TODAS AS TURMAS.

ORIENTAÇÕES PARA O RETORNO A PARTIR DO DIA 11 DE MAIO

• O RETORNO PRESENCIAL NÃO É OBRIGATÓRIO.

Cabe à família decidir se o seu filho participará das aulas presenciais ou remotas. A Escola da Ilha oferece o ensino híbrido para todas as turmas do Fundamental I – do 2º ao 5º ano.

Caso a família opte por permanecer totalmente de forma remota, o aluno não será prejudicado, pois as aulas serão transmitidas ao vivo, através da plataforma Google Classroom.

OBS. A FREQUÊNCIA DO ALUNO NAS AULAS É FUNDAMENTAL E SERÁ REGISTRADA EM QUALQUER FORMATO – ON-LINE OU PRESENCIAL.

• ESTUDO HÍBRIDO – 2º ao 5º ano

Aulas presenciais e on-line em horários simultâneos, seguindo o horário escolar divulgado no início do ano.

• ESTUDO HÍBRIDO – Educação Infantil ao 1º ano

Aulas presenciais e aulas on-line realizadas em horários distintos, seguindo o horário escolar divulgado no início do ano.

• Horário de entrada e saída:
HORÁRIO ENTRADA SAÍDA PORTÃO
ED. INFANTIL 13:00 17:40 Secretaria
1º e 2º ano 13:00 17:40 Garagem
3º ano 13:15 18:00 Secretaria
4º e 5º ano 13:30 18:00 Garagem

• INTEGRAL BILÍNGUE

As aulas do integral seguirão conforme protocolo de segurança e de acordo com os horários firmados em contrato. A programação de aula semanal será cumprida, inclusive as aulas de natação.

O lanche e o almoço do integral serão oferecidos pela escola de acordo com o plano contratado.

• HORÁRIO ESTENDIDO

Os alunos do horário estendido serão atendidos conforme plano contratado.

• SALAS DE AULA

As salas funcionarão com janelas e portas abertas, com o uso do ventilador e ar condicionado. As carteiras serão posicionadas com distanciamento de 1,5 m, conforme previsto no protocolo sanitário.

• HIGIENIZAÇÃO

Dispensers de álcool em gel 70% estão distribuídos nas áreas internas da Escola para uso de alunos e funcionários. Nas salas de aulas estão disponíveis borrifadores de álcool líquido 70%. Tapetes sanitizantes estão em diversos pontos, além de lavatórios de mãos, inclusive na entrada da Escola.

• USO DE MÁSCARA

Neste retorno, o aluno deve chegar à Escola USANDO 02 (DUAS) MÁSCARAS, uma sobre a outra.

Além de trazer na mochila mais 4 máscaras para serem trocadas ao longo de sua permanência na Escola, conforme o  protocolo. Para os alunos do Integral solicitamos que sejam enviadas 8 máscaras.

O uso de máscara é obrigatório durante todo o período em que o aluno permanecer nas dependências da Escola.

Segundo o médico da Escola,  Dr. Rodrigo Aboudib, a RECOMENDAÇÃO É PARA O USO DE MÁSCARAS CIRÚRGICAS OU N 95, associadas ao uso de outra de tecido, também podendo usar duas de tecido, uma sobre a outra. De acordo com o médico, a melhor máscara é aquela efetivamente usada.

• RECREIO E ALIMENTAÇÃO

O recreio será realizado em espaços distintos para cada turma, com o acompanhamento do auxiliar de sala que fiscalizará o distanciamento entre os alunos.

A cantina da Escola permanece fechada. Sendo assim, os alunos do Ensino Fundamental deverão trazer seu lanche acondicionado em recipiente identificado com o nome.

Os alunos da Educação Infantil receberão o lanche da Escola.

O lanche será realizado na sala de aula, após a higienização das mãos, sob a coordenação dos professores e/ou auxiliares. Após o recreio a máscara será trocada.

• PROCEDIMENTO EM CASOS SUSPEITOS

A Escola solicita a parceria da comunidade escolar para que comunique à Escola quando houver casos suspeitos na família ou contato com pessoas positivadas. Neste caso, o aluno será afastado das atividades presenciais conforme orientação médica.

Os casos serão informados ao médico responsável da Escola, Dr. Rodrigo Aboudib, para acompanhamento e orientação.

Caso um aluno apresente algum sintoma no ambiente escolar, encaminharemos para uma sala reservada (prevista em protocolo), onde aguardará a família, que será comunicada.