O que torna nossa escola especial

Protagonismo dos Alunos

Nossos alunos são sujeitos ativos e pensantes no processo de ensino e aprendizagem. A equipe pedagógica provoca a curiosidade para que cada estudante descubra o prazer de produzir o conhecimento, relacionando com o cotidiano.

Participação Ativa da Família

A convergência dos valores da escola com os da família é promovida por meio do atendimento individual, reuniões, encontros e apoio de psicanalista, quando necessário. Nossas ações valorizam a integração das famílias e alunos com a escola.

Equipe de Educadores

Temos uma equipe de educadores qualificada e com reconhecida experiência educacional, além de educadores de apoio, que auxiliam os professores no atendimento integral a cada aluno.

Acompanhamento individualizado

Para estimular ao máximo o desenvolvimento de habilidades e potencialidades específicas, as turmas são pequenas e os profissionais conseguem interagir e estimular cada aluno dentro de suas particularidades e necessidades específicas.

Inclusão – Necessidades Educacionais Especiais

Desde o primeiro ano de sua fundação, a Escola da Ilha, na época Florescer, já se diferenciava por integrar alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) à sala de aula regular. Contamos com uma equipe pedagógica capacitada para receber estudantes que precisam de atenção diferenciada no processo de aprendizado.

Além de oferecer educação de qualidade aos estudantes com NEE, proporcionamos aos demais alunos a experiência de conviver com as diferenças, incentivando a tolerância, o respeito, a integração e a cidadania.

Tecnologia

Nossa proposta pedagógica já inclui a chamada Educação 4.0. Investimos na área tecnológica para atender às novas características dos alunos do Século XXI. Temos núcleo de informática com kit multimídia nas salas de aula, e laboratórios de Inovação e Tecnologia onde os alunos praticam a cultura maker,  colocando a mão na massa para desenvolver projetos e superando desafios.

Esporte e Cultura

A escola conta com quadra poliesportiva, duas miniquadras (todas cobertas), piscina infantil, parquinho, biblioteca, sala de artes integradas, laboratório de ciências e espaços adaptados para alunos com necessidades especiais. Aulas e oficinas esportivas e culturais fazem parte do nosso cotidiano escolar.

Parceiros especiais

National Geographic, Nave a Vela, Eleva, Experimenta, Duetto Arte e Movimento, Academia Hangar e outros estão conosco na tarefa de educar. Na sala de aula ou fora dela, nossos parceiros fazem a diferença em nosso projeto multidisciplinar.

Responsabilidade Social

Participamos do programa Bolsa de Estudo Instituto Ponte. Recebemos alunos de escolas públicas como bolsistas. São jovens com os melhores resultados do ENEM em nosso Estado e que, na Escola da Ilha, terão acesso a uma formação humana pautada em valores éticos e na cultura da excelência.

Atividades Extraclasses

Essas são as atividades que os alunos mais gostam. Aprender de uma forma diferente, interativa e criativa. Investimos em excursões, passeios, visitas a exposições, teatro, dança, parques, cidades, viagens…. Tudo que atraia e envolva os alunos na busca do aprender, principalmente os mais jovens.

Espaço é privilegiado

A Escola da Ilha fica em uma área de 3.000 m2 no bairro Praia do Canto, em Vitória. Um ambiente acolhedor, com muito espaço verde e lazer, voltados para o Canal de Camburi. Nossa área externa é bem arborizada e oferece às crianças e adolescentes um ambiente agradável para conviver e interagir.