Do 1º ao 5º Ano

Entrar no Ensino Fundamental I é um importante passo na vida da criança, por isso, nesta faixa etária, os profissionais da Escola da Ilha trabalham para adaptar os alunos, de forma gradual, às rotinas mais complexas. É momento de desenvolver o senso de responsabilidade e estimular a vontade de aprender.

Nós sempre consideramos os interesses e motivações das crianças para propor práticas pedagógicas envolventes e participativas, como por exemplo as atividades extraclasses.

É chegada a hora do aluno desenvolver sua capacidade de síntese, suas possibilidades de abstração, faz comparações, generalizações e estabelece relações em contextos complexos. “Ensinando a Pensar”, estimulamos o processo de autonomia na busca por conhecimento.

Projeto Pedagógico

Neste período, trabalhamos para garantir o domínio da língua falada e escrita, os princípios da reflexão matemática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, os princípios da explicação científica, as condições de fruição da arte e das mensagens estéticas, e tantas outras exigências do mundo contemporâneo.

Por meio da pedagogia de projetos e das práticas pedagógicas participativas desenvolvidas na escola desde a sua fundação, estimulamos e fortalecemos a todo momento a autonomia, a criatividade, a disciplina e o limite. A aprendizagem ocorre em diversos espaços-tempos escolares e não escolares. O conhecimento se constrói em redes e a interferência do professor ocorre de maneira planejada, sistematizada e regular.

A avaliação

A avaliação ocorre de maneira integrada a todo processo de construção do conhecimento e começa antes mesmo da atividade de aprendizagem. A cada trimestre, é definido o que os alunos devem aprender e os critérios de avaliação.

Durante o 1º e 2º ano do Ensino fundamental, a avaliação ocorre por meio de observações e registros realizados pelos profissionais da educação no decorrer dos trabalhos. Os registros são sistematizados no Relatório Descritivo de Observação do Aluno, que é entregue aos pais no final de cada semestre, em reunião para troca de impressões entre professores e família.

A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, além do Relatório Descritivo, no final do 3º trimestre, são propostos diversos instrumentos para verificação do desempenho do aluno que se convertem em nota trimestral. As atividades avaliativas incluem trabalhos, testes, exercícios avaliativos, produções de texto, entre outras. Essas atividades são definidas e estarão descritas nos Objetivos do Trimestre, disponibilizados para pais e alunos no início de cada trimestre.

Horários

No Fundamental I são cinco opções de horários, inclusive integral, com períodos de 4 e meia até 12 horas, de acordo com as necessidades dos pais. Começamos ás 7 da manhã e vamos até às 19 horas.

As opções são:

Das 13h30 às 18h

Carga horária de 4h30 min

Das 13h30 às 19h

Carga horária de 5h30 min

Das 10h às 18h ou das 11 h às 19 h

Carga horária de 8h

das 8h às 18h  ou 9h às 19hs

Carga horária de 10h

Das 7h às 19 h

Carga horária de 12h

Oficinas

As oficinas esportivas e culturais contribuem para o desenvolvimento da criatividade, socialização e expressividade, fatores relevantes na formação dos alunos.

As dúvidas, contratos e pagamentos são tratados diretamente com o professor da oficina.

Baixe aqui o Manual da Família  –  Fundamental