Projetos

Na Escola da Ilha, a Pedagogia de Projetos acontece todo dia. É muito estimulante para alunos e professores investigarem um tema de maneira interdisciplinar e prática. Esta é uma metodologia muito participativa, em que os alunos escolhem os temas, juntos com os professores e ainda precisam se expressar e pensar, o tempo todo, analisando as situações em diferentes aspectos socioculturais.

Participação da família

A educação de um sujeito é um todo e é dessa forma que o processo educativo precisa ocorrer. A parceria com a família se torna imprescindível quando pretendemos a formação integral. Assim, a família participa de todo o processo da escola.

Grandes Eventos

Os eventos promovidos pela Escola da Ilha têm a participação dos pais desde as sugestões de atividades até a avaliação escrita feita imediatamente após o evento. Atualmente, a escola realiza alguns grandes eventos:

Exposição de Projetos – Os alunos assumem o protagonismo do trabalho, sendo eles os expositores para os visitantes, principalmente às famílias. Junto com os professores selecionam atividades, fotos, portifólios e outros registros daquilo que consideram mais relevante na produção do ano. Essa seleção é exposta e apresentada a toda comunidade escolar na “Exposição de Projetos”, que acontece no mês de setembro.

Dia da Família– Uma grande evento para promover uma maior integração e convivência entre pais e filhos e, também, entre as diversas famílias de nossa comunidade escolar. Para esse dia, planejamos diversas oficinas, jogos e brincadeiras e solicitamos que todos compareçam com roupas confortáveis para que possam participar das atividades esportivas e artísticas. O lanche compartilhado contribui para a integração. Para que todos posam participar, o evento é realizado em um sábado.

Semana de Arte e Cultura – Rompendo com a tendência ao consumismo sempre presente no “Dia da Criança” e entendendo que a escola deve ser sempre um espaço tempo de aprendizagem, entende-se que o melhor “presente” a oferecer aos alunos nessa ocasião é uma imersão na arte e cultura. No mês de outubro realiza-se a “Semana de Arte e Cultura” que conta com a “feira de livros” e diversas atividades (apresentações teatrais, musicais de dança e tantas outras). Essa é uma ação de grande interesse dos alunos, na qual a criatividade se apresenta de forma singular. Familiares também são convidados para performances, e assim, fazem parte efetiva desse projeto.

Congresso de Pais – Esse evento representa um rico momento de discussão e reflexão a respeito de um tema que seja relevante para a comunidade escolar. O congresso de pais ocorre sempre com a presença de um palestrante convidado que seja referência no tema em discussão. A temática escolhida pode ser indicada pela escola ou sugerida pelos pais, mas sempre está voltada para o interesse do momento.

Festa Junina – De acordo com os historiadores, a “Festa Junina” veio para o Brasil com os portugueses, durante o período colonial. E, aqui, com o passar do tempo, misturou-se aos aspectos culturais dos brasileiros: indígenas, afrobrasileiros e imigrantes europeus.

Para manter viva essa riqueza cultural, planejamos e efetivamos a “Festa Junina”, que sempre conta com a presença de toda a comunidade escolar: pais, tios, avós de alunos, funcionários, ex-alunos e seus familiares, que fazem questão de participar. É uma linda confraternização em torno de uma rica manifestação da cultura brasileira.

Olimpíadas de integração – Essa é uma atividade curricular, com caráter avaliativo, realizado com as turmas de 5º ao 9º ano. Visa:

-Trabalhar os valores: cooperação, autonomia e integração;

-Desenvolver a prática dos jogos de regras e das modalidades desportivas;

-Desenvolver a comunicação oral, escrita e artística;

– Iniciar as atividades do 5º ano junto aos alunos do 6º ao 9º ano.

A abertura ocorre sempre na manhã de um sábado, para garantir a presença dos pais, quando o espírito de participação e não de competição se reafirma.

Como parte das tarefas para os alunos, há doação de itens para entidades assistenciais. As equipes são caracterizadas de acordo com o tema definido pelos alunos, e sempre há a produção da arte que estampa as camisas, por um aluno.

Acesso Restrito