Ensino Fundamental II

Do 6º ao 9º Ano

Com a infância sendo substituída pela adolescência, é hora de acompanhar mudanças significativas no comportamento dos alunos. É momento de trabalhar novos procedimentos de estudo para que os alunos possam seguir com autonomia e competência. Sai a figura do professor único e entra uma equipe docente de especialistas em diferentes disciplinas.

Projeto Pedagógico

O Ensino Fundamental II deve garantir que o estudante seja capaz de aprender e gerenciar seu conhecimento. Organizar, anotar, selecionar e revisar são alguns dos procedimentos que devem ser consolidados nesse período.

Além dos conteúdos regulares do currículo convencional, somam-se conteúdos como: resumos, pesquisas, seminários, leitura de textos teóricos, análise de imagens e filmes, domínio de diversas linguagens e respeito às diferenças. Discussões mais aprofundadas sobre contextos próximos ou mais distantes. A tecnologia está cada vez mais presente, potencializando a busca do conhecimento.

E o aluno é o protagonista desse processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao professor dar o direcionamento por meio de atividades externas, projetos e na sala de aula.

Avaliação

A avaliação ocorre por meio de observações e registros realizados pelos profissionais da educação no decorrer dos trabalhos. Esses registros são sistematizados no Relatório Descritivo de Observação do Aluno, que é entregue aos pais no final de cada semestre, em reunião para troca de impressões entre professores e família.

A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, além do Relatório Descritivo, no final do 3º trimestre, são propostos diversos instrumentos para verificação do desempenho do aluno que se convertem em nota trimestral. As atividades avaliativas incluem trabalhos, testes, exercícios avaliativos, produções de texto, entre outras. Essas atividades são definidas e estarão descritas nos Objetivos do Trimestre, disponibilizados para pais e alunos no início de cada trimestre.

Horários

No Fundamental II são três opções de horários, inclusive integral, com períodos de 4 e meia até 11 horas, de acordo com as necessidades dos pais. Começamos ás 7 da manhã e vamos até às 18 horas.

As opções são:

Das 7h10m às 11h50m

Carga horária de 4h30 min

Das 7h às 17h

Carga horária de 10h

Das 7h10m às 18 h

Carga horária de 11h

Oficinas

As oficinas esportivas e culturais contribuem para o desenvolvimento da criatividade, socialização e expressividade, fatores relevantes na formação dos alunos.

As dúvidas, contratos e pagamentos são tratados diretamente com o professor da oficina.

Integral Bilingue

Mais tempo na escola,  mais conteúdo, descobertas, aprendizagem. E o  INTEGRAL  BILÍNGUE do Ensino Fundamental I e II tem o objetivo de fortalecer as relações educacionais e sociais da criança a partir da Língua Inglesa.

Além de cumprirem a rotina que contribui para o aprendizado do turno regular, os alunos vão ter uma comunicação intensa em Inglês. Como eles se relacionam com  diversas formas de linguagem e de maneira  surpreendente dinâmica, o INTEGRAL BILÍNGUE é o espaço perfeito para potencializar todas essas  habilidades, preparando-os para o futuro.

 

Baixe aqui o Manual da Família  – Fundamental