Atividades Extraclasses

As atividades fora da sala de aula são as preferidas pela maioria dos alunos. O aprendizado extrapola as matérias e leva os estudantes ao mundo prático, vivo. Participações em projetos de responsabilidade social, visitas a exposições, teatro, viagens acadêmicas, passeios, estudo de campo…Tudo é uma grande oportunidade para eles aprenderem além da grade curricular. Veja o que a Escola da Ilha proporciona aos alunos.

Relações e parcerias com a comunidade

Pesquisa de Campo – Visita de Estudo:

Para dar significado aos conteúdos aprendidos em sala de aula, são realizadas regularmente pesquisas de campo. Onde vamos:

Projeto Tamar (Linhares), Planetário da UFES, Reserva Ecológica da Vale (Linhares), Parque Botânico da Vale, Reserva Estadual do Morro da Fonte Grande, Cidade de Paraty (RJ), Usina Termo Nuclear de Angra(RJ), Resort Pedagógico do Sítio do Carroção(SP), 38º Batalhão de Infantaria, Biblioteca Pública Estadual, Museu da Vale, MAES( Museu de Arte do Espírito Santo) e outros.

Projeto Cidadania e Construção do Saber Político:

Parceria com a Câmara de Vereadores de Vitória, Centro Comunitário da Praia do Canto e Assembleia Legislativa.

Projeto Voluntariado:

Parceria com o CAOCA (Centro de Atendimento e Orientação à Criança e ao Adolescente) e CCV (Centro Capixaba de Voluntariado).

Projeto o Jornal na Escola:

Parceria com a Rede Tribuna de Comunicação.

Projeto Coleta Seletiva de Lixo:

Parceria com a PMV (Prefeitura Municipal de Vitória).

Cultura

Os alunos participam de visitas a museus, cinemas, teatros, laboratórios, bibliotecas, apresentações de balé, orquestras sinfônicas, jardins zoológicos, espaços verdes, praias, com o objetivo de instigar a curiosidade e o desejo de aprender.
O trabalho permanente para estimular a expansão do universo cultural é enriquecido com eventos, oficinas e atividades diversas.

Todos os anos a escola realiza a Semana de Arte e Cultura, o jornal Voz da Escola é elaborado pelos próprios alunos, com orientação de um profissional qualificado e seus professores. Ainda na linha da comunicação, está a Rádio da Ilha, que vai ao ar diariamente no horário do recreio, com uma programação executada por estudantes sob coordenação dos professores.

Acesso Restrito