Crianças a partir de 2 anos completos até 31 de março.

Ainda são pequenininhos no tamanho, mas gigantes na arte da busca do novo. Tudo deve ser visto e experimentado de forma divertida,  segura e afetuosa. Para isso estamos aqui.

O professor-pesquisador da Escola da Ilha está aberto às peraltices dos pequenos e tem todo apoio pedagógico para encarar os desafios de descobrir o mundo junto com os intrépidos cientistas.

Nossa principal meta é o desenvolvimento de cada personalidade com autonomia intelectual e moral. Buscamos contribuir para que as crianças vivenciem diferentes linguagens utilizadas na sociedade, aprendendo a ler essas imagens e usá-las para se expressar. Os pequenos artistas ao mesmo tempo brincam, criam e dialogam com a cultura.

Projeto Pedagógico

Na Educação Infantil oferecemos uma proposta transdisciplinar e contextualizada, interligando os objetivos de cada faixa etária à pedagogia de projeto. É um trabalho  fascinante e surpreendente, pois partimos que questões levantadas pelos próprios alunos,  e que são interessantes para eles.

O que aprendem – Oferecemos conhecimento e cultura que contribuem para a formação da identidade e da construção de autonomia. Cada um com seu jeito de ser mas  aprendendo também a conviver, respeitando o outro e desenvolvendo a participação coletiva. Aprendem a se comunicar, a usar diferentes linguagens para transmitir pensamentos. Sempre brincando, a criança se envolve com todos os temas necessários e pertinentes a sua idade.

Onde aprendem – O contato com a leitura é constante, por meio de práticas como a Ciranda de Livros, visitas à biblioteca, contação de histórias e rodas de conversa. Mas o conhecimento também está em outros espaços como no parque, no refeitório, na sala multimídia, no jardim… Se a leitura do dia foi sobre flores, vamos ao jardim ver como é uma florzinha, se falamos de alimentos, no refeitório podemos praticar… O importante é relacionar as diferentes formas de aprender sobre um tema.

Horários

Na educação Infantil, oferecemos horários flexíveis, com períodos de 4 até 12 horas, de acordo com as necessidades dos pais. Começamos ás 7 da manhã e vamos até às 19 horas.

As opções são:

Das 13 às 17h45m

Carga horária de 4:45 min

Carga horária de 6h

Das 10h às 18h ou das 11 h às 19 h

Carga horária de 8h

das 8h às 18h  ou 9h às 19hs

Carga horária de 10h

Das 7h às 19 h

Carga horária de 12h

Horário Integral

Mais tempo na escola, mais conteúdo, descobertas e aprendizagem. No período da manhã trabalhamos com o olhar mais voltado para o convívio e as experiências de expressão pessoal, articuladas com as propostas da rotina escolar que acontecem no período da tarde.

O almoço é um momento especial, sob a orientação das professoras e nutricionista, os alunos são estimulados a se alimentar bem, sempre com cardápio diversificado e balanceado. Diferentes atividades são oferecidas ao longo da semana, como inglês, música, movimento e natação.

Atividades Esportivas e Culturais

1º Período  – Natação / Movimento / Música / Artes