Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!

AVALIAÇÕES ON-LINE DE 01 A 17 DE JUNHO PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II. CONFIRA AS DATAS DAS PROVAS, TRABALHOS DISCIPLINARES E OS CONTEÚDOS.

CIRCULAR EXTERNA:068/20                                                                                               EM: 26/05/2020

AOS: Pais: EFII

ASSUNTO: PROCESSO AVALIATIVO.

Com o objetivo de verificar o processo de aprendizagem, teremos de 01 a 17 de junho de 2020  avaliações no formato on-line, compostas por instrumentos como provas e trabalhos disciplinares, individuais e/ou em grupos. 

INFORMAÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES:

  • No dia de cada avaliação, os alunos iniciarão no horário da aula da disciplina referente, junto ao professor que ficará de plantão para tirar dúvidas. Terminado o tempo de aula, os alunos terão 24 horas, a contar a partir do horário da aula, para concluir e enviar a avaliação. IMPORTANTE: caso o aluno precise terminar depois da aula, deve manter a página da avaliação aberta. Se fechá-la antes de concluir e enviar, os registros serão perdidos
  • As avaliações serão realizadas na Plataforma Ilha Digital, pela qual um link de FORMS estará disponível com o Título “AVALIAÇÃO”.
  • Os alunos devem clicar no link, iniciar a avaliação e, antes de finalizar, salvá-la em PDF. Para isso, devem clicar na opção “Imprimir” e depois “Salvar em PDF”. Esta ação é opcional, mas é o meio de o aluno ter consigo uma cópia de seu registro.
  • É necessário que os alunos se concentrem na avaliação do dia e cliquem em “enviar” apenas quando tiverem certeza de que a finalizaram, pois não será possível retornar à página. ATENÇÃO: o aluno pode verificar e revisar o documento quantas vezes achar necessário, desde que não cliquem em Enviar. Caso a internet caia e ele não tenha clicado em enviar, não haverá perda do documento. Basta aguardar com a página aberta até que a conexão se reestabeleça. Se clicar em enviar enquanto não houver internet os registros serão perdidos. Sugerimos que o aluno também faça um gabarito em seu caderno.
  • Os conteúdos previstos nas avaliações são os trabalhados durante o período presencial e também o período on-line.
  • A avaliação é individual. Solicitamos que as famílias incentivem os alunos a trabalharem sem auxílio. Caso seja necessário, será permitido o uso de materiais didáticos.
  • As outras atividades (trabalhos) serão inseridas no Ilha Digital. Algumas também poderão ser realizadas pela ferramenta FORMS e serão explicadas pelos professores. Elas terão o prazo máximo de uma semana para conclusão.

 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE – 2020 / 6ºANO

DATAS PROVA
01/06 Filosofia
  • O surgimento da pólis na Grécia.
  • Os primeiros filósofos gregos: Pré-Socráticos;
    Pensadores de Mileto;
    Heráclito;
  • Parmênides.
02/06 Espanhol 
  • Pronomes pessoais sujeito
  • Verbos no presente do indicativo
  • Texto/interpretação
  • Vocabulários (dentro do texto)
03/06 Português 
  • Compreender e interpretar textos diversos.
  • Ler e identificar vários gêneros textuais.
  • Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de escrita.
  • Produzir texto respeitando regras de ortografia e pontuação. 
  • Reconhecer as classes de palavras: Substantivo, Adjetivo, Artigo e Interjeição.
  • Análise de Onomatopeia.
  • Reconhecimento da Linguagem verbal, não verbal e multimodal
  • Estudar e aplicar a variação linguística.
04/06 História  Unidade 2 (temas 1, 2, 3 e 4) e Unidade 3 (tema 1)
05/06 Ciências/Astronomia 6. a) Reconhecer a importância de se conservar a água própria para consumo humano;

    b) Compreender o ciclo hidrológico e sua importância para a manutenção da vida;

    c) Conhecer as principais formas de poluição da água e relacionar a qualidade da água à saúde humana.

7. a) Compreender como o solo é formado e do que ele é composto;

    b) Identificar como os diferentes tipos de solo interferem no desenvolvimento das plantas.

8. Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características.

9. Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

ASTRONOMIA:

Identificar as fases da Lua e sua relação com a luz do Sol e a movimentação da Terra e da Lua.

Descrever os eclipses lunares e solares e como observá-los com segurança.

Relacionar o movimento da Terra às estações do ano nos dois hemisférios;

Relacionar a duração dos dias e noites com as estações do ano;

Distinguir os dois significados da palavra “dia”;

Descrever a influência da localização geográfica na duração dos dias e noites.

09/06 Inglês
  • Subject pronouns and be
  • Object pronouns
  • Possessive adjectives
  • Possessive pronouns
  • A, an, and the
  • This, that, these, and those
  • Prepositions of place
  • Count and noncount nouns
  • Vocabulário – Unit 0
  • Interpretação de texto
10/06 Matemática 
  • Números romanos;
  • Sistema de numeração decimal;
  • Operações com números naturais (soma, subtração, multiplicação e divisão)
  • Potenciação
  • Múltiplos de um número;
  • Divisores de um número;
  • Números primos.
Geografia (já aplicada) ———————————————————–
17/06 Simulado 

 

DISCIPLINAS DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS
  • Português Matemática
  • História
  • Geografia Ciências Física
  • Inglês
  • Espanhol
01 Prova =10,0

01 trabalho =10,0 

Simulado = 3,0 

outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0.

  • Artes
  • Educação Física
02 trabalhos = 20,0 

Simulado = 3,0 

outras atividades = 7,0

 

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE- 2020 / 7ºANO

DATAS PROVAS
01/06 Filosofia
  • Nicolau Copérnico: o solapamento da ontologia medieval.
    A criação do método científico a partir de Francis Bacon (1561 – 1626).
  • Galileu Galilei: método matemático-experimental. 
    Isaac Newton (1642 – 1727) e a criação de uma nova concepção cosmológica.
02/06 Espanhol 
  • Texto/interpretação
  • Tipos de tratamento
  • Pretérito perfeito composto indicativo
  • Acento diacrítico
03/06 Português 
  • Compreender e interpretar textos diversos.
  • Ler e identificar vários gêneros textuais.
  • Produzir textos coesos e coerentes com a proposta de estudo.
  • Produzir textos respeitando regras de ortografia, acentuação e pontuação.
  • Análise das Figuras de Linguagem.
  • Examinar os sujeitos do discurso.
04/06 História  Unidade 1 (tema 3) e Unidade 2 (temas 1 e 2)
05/06 Ciências /Física 9. Saber diferenciar plantas, fungos e algas.

10. Conhecer a célula vegetal, seus constituintes, o processo de fotossíntese e sua importância para os demais seres vivos.

11. Compreender o sistema de vasos condutores de água e sais minerais bem como o de compostos orgânicos que as plantas vasculares possuem.

12. Compreender que as plantas realizam respiração celular, assim como os animais e entender como acontece essa reação química.

13. a) Compreender e descrever a estrutura e a função das flores, dos frutos e das sementes. 

     b) Relacionar a diversidade dessas estruturas às estratégias de polinização e dispersão. 

14. Conhecer as características gerais e exemplos de briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

FÍSICA

Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

09/06 Matemática
  • O Conjunto dos números Inteiros;
  • A reta numérica;
  • Operações fundamentais com os inteiros;
  • Problemas de aplicação;
  • O conjunto dos números racionais;
  • Equivalência entre nº decimal e fração;
  • Reconhecendo Dízimas Periódicas;
  • Operações fundamentais;
  • Expressões algébricas;
10/06 Inglês 
  • Use the simple present to talk about fcts 
  • Use prepositons In and on to express location
  • Vocabulário da Unit 1
  • Interpretação de texto
Geografia (já aplicada) —————————————-
17/06  Simulado 

 

DISCIPLINAS DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS
  • Português Matemática
  • História
  • Geografia Ciências Física
  • Inglês
  • Espanhol
01 Prova =10,0

01 trabalho =10,0 

Simulado = 3,0 

outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0.

  • Artes
  • Educação Física
02 trabalhos = 20,0 

Simulado = 3,0 

Outras atividades = 7,0

 

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE – 2020 / 8ºANO

DATAS PROVAS
01/06 Filosofia
  • Hume: ceticismo e naturalismo filosófico.
  • A tabula Rasa de John Locke.
  • Crítica ao absolutismo e liberalismo político.
  • A influência do empirismo no liberalismo político. 
02/06 Espanhol 
  • Texto/interpretação
  • Tipos de tratamento
  • Pretérito perfeito composto indicativo
  • Acento diacrítico
03/06 Geografia  Geologia (matéria no blog Ilha da Geografia e caderno)
04/06 História   Unidade 2 (temas 1, 2, 3 e 4) e Unidade 3 (temas 1 e 2)
05/06 Ciências /Física 8. a) Refletir sobre as relações entre frequência respiratória, frequência cardíaca e aumento do esforço físico;

    b) Estabelecer relação entre consumo de oxigênio e produção de energia na respiração celular.

9.  Estabelecer relações entre consumo calórico, ingestão calórica e peso corporal.

10. a) Conhecer onde ocorre e quais são os reagentes e produtos envolvidos na respiração celular.

12. a) Identificar as partes que formam o sistema cardiovascular, bem como compreender sua principal função;

    b) Compreender as causas e os efeitos dos entupimentos das artérias coronárias;

13. Compreender as duas fases da circulação sanguínea: a pequena e a grande circulação.

14. Refletir sobre seus hábitos de vida e as formas de melhorá-los, para assegurar a saúde de seu sistema cardiovascular e de todo organismo.

15. a) Conhecer os componentes do sistema locomotor, sabendo diferenciar os 3 tipos de músculo, bem como as funções do esqueleto e a posição dos principais ossos do corpo humano. 

b) Compreender as diferenças entre ligamentos e tendões.

FÍSICA

Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

 Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

09/06 Inglês
  • Comparatives
  • Superlatives
  • The
  • Vocabulário – Unit 1
  • Interpretação de texto
10/06 Matemática
  • Determinar frações geratrizes;
  • Notação científica
  • Conhecer o conjunto dos números irracionais;
  • Estimar valores para raízes irracionais;
  • Propriedades operatórias dos números irracionais (adição, subtração e produto entre raízes irracionais);
  • Problemas de aplicação;
  • Valor numérico de uma expressão algébrica;
  • Propriedades operatórias com os polinômios;
  • Resolução de equações do 2º grau incompletas
Português (já aplicada)   ————————————————-
17/06 Simulado 

 

DISCIPLINAS DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS
  • Português Matemática
  • História
  • Geografia Ciências Física
  • Inglês
  • Espanhol
01 Prova =10,0

01 trabalho =10,0 

Simulado = 3,0 

outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0.

  • Artes
  • Educação Física
02 trabalhos = 20,0 

Simulado = 3,0 

outras atividades = 7,0

 

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE – 2020/ 9ºANO

DATAS PROVAS
01/06 Filosofia
  • Teoria do conhecimento de Immanuel Kant (1724 – 1804).
  • Fundamentos epistemológicos da liberdade.
  • Ética normativa.
02/06 Espanhol
  • Texto/interpretação.
  • Verbos: presente do indicativo.
  • Verbos: presente do subjuntivo.
  • Formalidade x informalidade.
03/06 Geografia Unidade 1 (capítulos 1, 2 e 3).
04/06 Português
  • Compreender e interpretar textos diversos.
  • Ler e identificar vários gêneros textuais.
  • Produzir textos coesos e coerentes com a proposta de estudo.
  • Produzir textos respeitando regras de ortografia, acentuação e pontuação.
  • Compreender a estrutura das orações coordenadas e subordinadas.
05/06 Física
  • Matéria e suas propriedades (gerais, específica e organoléptica):

– Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. 

– Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. 

08/06 Matemática
  • Determinar frações geratrizes;
  • Notação científica;
  • Conhecer o conjunto dos números Reais;
  • Propriedades operatórias de potenciação no conjunto dos números reais;
  • Propriedades operatórias de radiciação no conjunto dos números reais;
  • Propriedades operatórias com os polinômios;
  • Produtos notáveis;
  • Fatoração de polinômios (Trinômio quadrado perfeito, diferença de quadrados, evidenciação e agrupamento);
  • Resolução de equações do 2º grau completas e incompletas.
09/06 História Unidade 2 (temas 1, 2, 3 e 4) 
10/06 Ciências
  1. Compreender os conceitos de misturas homogêneas e heterogêneas e saber diferenciá-las. Compreender os conceitos de substâncias simples e substâncias compostas.
  2. a) Identificar evidências que caracterizam a transformação da matéria;

b) Conhecer o conceito de reação química.

  1. Saber diferenciar transformação química e transformação física.
  2. Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
  3. a) Compreender os conceitos de solução, soluto, solvente, solubilidade e dissolução;

b) Identificar indícios de ocorrência de reações químicas.

  1. Compreender os conceitos de substâncias simples e substâncias compostas.
  2. Entender as diferenças entre propriedades gerais e específicas da matéria, bem como entender o conceito das principais propriedades da matéria.
  3. Conhecer os principais métodos de separação de misturas.
16/06 Inglês 
  • Tag questions
  • Special uses of it
  • Vocabulário – Unit 1
  • Interpretação de texto
17/06 Simulado

 

DISCIPLINAS DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS
  • Português Matemática
  • História
  • Geografia Ciências Física
  • Inglês
  • Espanhol
01 Prova =10,0

01 trabalho =10,0 

Simulado = 3,0 

outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0.

  • Artes
  • Educação Física
02 trabalhos = 20,0 

Simulado = 3,0 

outras atividades = 7,0

Comments are closed.
Ilha Digital
Ilha Digital
Ensinar a pensar