CIRCULAR EXTERNA:068/20 EM: 26/05/2020
AOS: Pais: EFII
ASSUNTO: PROCESSO AVALIATIVO.
Com o objetivo de verificar o processo de aprendizagem, teremos de 01 a 17 de junho de 2020 avaliações no formato on-line, compostas por instrumentos como provas e trabalhos disciplinares, individuais e/ou em grupos.
INFORMAÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES:
- No dia de cada avaliação, os alunos iniciarão no horário da aula da disciplina referente, junto ao professor que ficará de plantão para tirar dúvidas. Terminado o tempo de aula, os alunos terão 24 horas, a contar a partir do horário da aula, para concluir e enviar a avaliação. IMPORTANTE: caso o aluno precise terminar depois da aula, deve manter a página da avaliação aberta. Se fechá-la antes de concluir e enviar, os registros serão perdidos
- As avaliações serão realizadas na Plataforma Ilha Digital, pela qual um link de FORMS estará disponível com o Título “AVALIAÇÃO”.
- Os alunos devem clicar no link, iniciar a avaliação e, antes de finalizar, salvá-la em PDF. Para isso, devem clicar na opção “Imprimir” e depois “Salvar em PDF”. Esta ação é opcional, mas é o meio de o aluno ter consigo uma cópia de seu registro.
- É necessário que os alunos se concentrem na avaliação do dia e cliquem em “enviar” apenas quando tiverem certeza de que a finalizaram, pois não será possível retornar à página. ATENÇÃO: o aluno pode verificar e revisar o documento quantas vezes achar necessário, desde que não cliquem em Enviar. Caso a internet caia e ele não tenha clicado em enviar, não haverá perda do documento. Basta aguardar com a página aberta até que a conexão se reestabeleça. Se clicar em enviar enquanto não houver internet os registros serão perdidos. Sugerimos que o aluno também faça um gabarito em seu caderno.
- Os conteúdos previstos nas avaliações são os trabalhados durante o período presencial e também o período on-line.
- A avaliação é individual. Solicitamos que as famílias incentivem os alunos a trabalharem sem auxílio. Caso seja necessário, será permitido o uso de materiais didáticos.
- As outras atividades (trabalhos) serão inseridas no Ilha Digital. Algumas também poderão ser realizadas pela ferramenta FORMS e serão explicadas pelos professores. Elas terão o prazo máximo de uma semana para conclusão.
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE – 2020 / 6ºANO
DATAS | PROVA | |
01/06 | Filosofia |
|
02/06 | Espanhol |
|
03/06 | Português |
|
04/06 | História | Unidade 2 (temas 1, 2, 3 e 4) e Unidade 3 (tema 1) |
05/06 | Ciências/Astronomia | 6. a) Reconhecer a importância de se conservar a água própria para consumo humano;
b) Compreender o ciclo hidrológico e sua importância para a manutenção da vida; c) Conhecer as principais formas de poluição da água e relacionar a qualidade da água à saúde humana. 7. a) Compreender como o solo é formado e do que ele é composto; b) Identificar como os diferentes tipos de solo interferem no desenvolvimento das plantas. 8. Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra e suas principais características. 9. Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. ASTRONOMIA: Identificar as fases da Lua e sua relação com a luz do Sol e a movimentação da Terra e da Lua. Descrever os eclipses lunares e solares e como observá-los com segurança. Relacionar o movimento da Terra às estações do ano nos dois hemisférios; Relacionar a duração dos dias e noites com as estações do ano; Distinguir os dois significados da palavra “dia”; Descrever a influência da localização geográfica na duração dos dias e noites. |
09/06 | Inglês |
|
10/06 | Matemática |
|
Geografia (já aplicada) | ———————————————————– | |
17/06 | Simulado |
DISCIPLINAS | DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS |
|
01 Prova =10,0
01 trabalho =10,0 Simulado = 3,0 outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0. |
|
02 trabalhos = 20,0
Simulado = 3,0 outras atividades = 7,0 |
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE- 2020 / 7ºANO
DATAS | PROVAS | |
01/06 | Filosofia |
|
02/06 | Espanhol |
|
03/06 | Português |
|
04/06 | História | Unidade 1 (tema 3) e Unidade 2 (temas 1 e 2) |
05/06 | Ciências /Física | 9. Saber diferenciar plantas, fungos e algas.
10. Conhecer a célula vegetal, seus constituintes, o processo de fotossíntese e sua importância para os demais seres vivos. 11. Compreender o sistema de vasos condutores de água e sais minerais bem como o de compostos orgânicos que as plantas vasculares possuem. 12. Compreender que as plantas realizam respiração celular, assim como os animais e entender como acontece essa reação química. 13. a) Compreender e descrever a estrutura e a função das flores, dos frutos e das sementes. b) Relacionar a diversidade dessas estruturas às estratégias de polinização e dispersão. 14. Conhecer as características gerais e exemplos de briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. FÍSICA Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. |
09/06 | Matemática |
|
10/06 | Inglês |
|
Geografia (já aplicada) | —————————————- | |
17/06 | Simulado |
DISCIPLINAS | DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS |
|
01 Prova =10,0
01 trabalho =10,0 Simulado = 3,0 outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0. |
|
02 trabalhos = 20,0
Simulado = 3,0 Outras atividades = 7,0 |
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE – 2020 / 8ºANO
DATAS | PROVAS | |
01/06 | Filosofia |
|
02/06 | Espanhol |
|
03/06 | Geografia | Geologia (matéria no blog Ilha da Geografia e caderno) |
04/06 | História | Unidade 2 (temas 1, 2, 3 e 4) e Unidade 3 (temas 1 e 2) |
05/06 | Ciências /Física | 8. a) Refletir sobre as relações entre frequência respiratória, frequência cardíaca e aumento do esforço físico;
b) Estabelecer relação entre consumo de oxigênio e produção de energia na respiração celular. 9. Estabelecer relações entre consumo calórico, ingestão calórica e peso corporal. 10. a) Conhecer onde ocorre e quais são os reagentes e produtos envolvidos na respiração celular. 12. a) Identificar as partes que formam o sistema cardiovascular, bem como compreender sua principal função; b) Compreender as causas e os efeitos dos entupimentos das artérias coronárias; 13. Compreender as duas fases da circulação sanguínea: a pequena e a grande circulação. 14. Refletir sobre seus hábitos de vida e as formas de melhorá-los, para assegurar a saúde de seu sistema cardiovascular e de todo organismo. 15. a) Conhecer os componentes do sistema locomotor, sabendo diferenciar os 3 tipos de músculo, bem como as funções do esqueleto e a posição dos principais ossos do corpo humano. b) Compreender as diferenças entre ligamentos e tendões. FÍSICA Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. |
09/06 | Inglês |
|
10/06 | Matemática |
|
Português (já aplicada) | ————————————————- | |
17/06 | Simulado |
DISCIPLINAS | DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS |
|
01 Prova =10,0
01 trabalho =10,0 Simulado = 3,0 outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0. |
|
02 trabalhos = 20,0
Simulado = 3,0 outras atividades = 7,0 |
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ON-LINE – 1° TRIMESTRE – 2020/ 9ºANO
DATAS | PROVAS | |
01/06 | Filosofia |
|
02/06 | Espanhol |
|
03/06 | Geografia | Unidade 1 (capítulos 1, 2 e 3). |
04/06 | Português |
|
05/06 | Física |
– Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. – Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. |
08/06 | Matemática |
|
09/06 | História | Unidade 2 (temas 1, 2, 3 e 4) |
10/06 | Ciências |
b) Conhecer o conceito de reação química.
b) Identificar indícios de ocorrência de reações químicas.
|
16/06 | Inglês |
|
17/06 | Simulado |
DISCIPLINAS | DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS |
|
01 Prova =10,0
01 trabalho =10,0 Simulado = 3,0 outras atividades (deveres de casa, envio de tarefas, participação nas aulas e exercícios extras) = 7,0. |
|
02 trabalhos = 20,0
Simulado = 3,0 outras atividades = 7,0 |