22/03/2020 – Informativo Extraordinário II 2º ano ao Ensino Fundamental II

Prezados Pais,

A Escola da Ilha, buscando viabilizar a continuação das atividades pedagógicas junto aos seus alunos durante o período de suspensão das aulas presenciais, teve a sua equipe de professores trabalhando na elaboração de novos planejamentos, levando em consideração os diferentes segmentos e suas faixas etárias. Nosso objetivo é construir no espaço virtual o sentido de comunidade que a escola preserva em suas ações cotidianas.

Na sexta-feira (20/03), o CEE (Conselho Estadual de Educação), órgão de deliberação do Sistema Estadual de Ensino, por meio de seu presidente, publicou orientações para as instituições particulares, enquanto durarem as medidas de prevenção ao COVID-19. Dentre elas, está previsto o desenvolvimento de atividades domiciliares, para validação do ano letivo de 2020.

Para orientação de todos, listamos abaixo alguns esclarecimentos e direcionamentos importantes em nossa configuração de rotina pedagógica durante esse período:

– O uso do ambiente virtual para realização das atividades. À Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I: comunicação via e-mail da turma e Google Groups.
Ao Ensino Fundamental II: Ilha digital no site escoladailhavix.com.br ;

– Apenas no Ensino Fundamental II, o Ilha Digital será alimentado com os conteúdos e tarefas respeitando a carga horária e dia de aula de cada disciplina. Portanto, os alunos desse segmento precisam realizar acesso diário da plataforma. O envio de dúvidas e interações pedagógicas também ocorrerão via Ilha Digital;

– As atividades e planejamento referentes à semana de aula das turmas de 2° ao 5° ano serão enviados em um e-mail semanal, também considerando a carga horária de cada disciplina. O envio do e-mail e o esclarecimento de dúvidas sobre conteúdos e instruções ocorrerão sempre dentro do horário referente ao segmento, no turno vespertino;

– As crianças, cujos pais não conseguiram recolher os materiais na escola, conforme solicitado no Comunicado Extraordinário I, enviado por e-mail e postado no site da escola em 19/03/2020, poderão realizar as tarefas indicadas ou relacionadas a livros didáticos após o período de isolamento, no retorno à escola. Para esses alunos, também há a alternativa de acessar o livro, por meio do site da editora;

– As crianças que não puderem realizar as atividades propostas, ou não puderem concluí-las integralmente, terão também a oportunidade de finalização no retorno à escola. Nesse caso, pedimos aos pais que nos informem, quando possível;

-O e-mail da turma, criado exclusivamente para troca de atividades enviadas pelos professores, servirá para recebimento das atividades concluídas pelo aluno, escaneadas ou por foto (em boa resolução), para correção;

– No caso de haver prorrogação do período de suspensão de aulas, novas orientações serão encaminhadas;

-O site da escola  escoladailhavix.com.br, suas redes sociais e e-mails passam a ser nossos meios de comunicação oficial. Pedimos que os acompanhem diariamente.

Ainda assim, reiteramos que o momento atual demanda todo tipo de cuidado a todos. Tais ações, assim como outras praticadas pela Escola da Ilha no presente cenário, são contribuições para a manutenção do bem-estar de nossos alunos, por meio de proposições que estimulem o aprendizado, a criatividade e o uso produtivo do tempo em um contexto atípico como o que vivemos.

Vamos juntos passar esse momento tão desafiador para todos nós, cuidando uns dos outros.

Atenciosamente,
Direção Pedagógica