Com a necessidade de vivenciarmos um isolamento social, uma grande mudança acontece nos lares de todas as famílias. Para começar, precisamos reorganizar a nossa rotina, que é tão essencial para todos nós. Crianças, adolescentes e pais estão agora dentro de casa o dia todo, precisando estabelecer novos hábitos e novos pactos. Tudo isso num tempo de inseguranças e incertezas.
Os pais, como sabemos, são responsáveis pelo conforto físico, social e psíquico das crianças e adolescentes em casa, que contam com isso. Diante disso, os filhos precisam ter a segurança de que seus pais irão protegê-los dos problemas de hoje. Desse modo, vamos sugerir algumas ações que podem contribuir para a construção diária de um ambiente mais saudável e favorável para todos.
Rotina e Diálogo são essenciais
É muito importante organizar uma rotina para a casa e para os filhos com horários e atividades, havendo tempo para estudo, para lazer individual e coletivo, para refeições, banho e sono. Assim, faz-se necessário planejar a rotina para os dias de semana, a fim de acompanhar a organização que tinham anteriormente. Essa medida contribui para a previsibilidade, favorece o sentimento de segurança e contribui para uma estruturação emocional na vivência de dias muito diferentes dos habituais.
O Diálogo
Provoque diálogos com seus filhos e familiares. Não é momento de esconder ou negar os fatos. Isso poderá gerar mais insegurança nas crianças. No entanto, é necessário que o diálogo seja apropriado ao momento cognitivo da criança, usando uma linguagem clara nas respostas às suas perguntas.
As crianças menores dialogam por meio das brincadeiras, de seu faz de conta e de suas representações. Esse caminho se mostra amplamente produtivo para explicarmos o que está acontecendo: que não estamos de férias, que não podemos sair de casa, que existem perigos e que os pais estão cuidando para que tudo saia bem. Lembrem-se dos cuidados que cada um precisa ter consigo mesmo e com os outros.
Com crianças maiores e adolescentes um diálogo franco e leituras em conjunto auxiliam no entendimento e acompanhamento dos fatos. Evitem que fiquem todo tempo em função das notícias. Todos precisam de descanso e de distração com coisas diferentes.
Importa também que os pais fiquem atentos a sinais novos de maior desânimo, irritabilidade frequente, queixas de dores e dificuldades para dormir. As crianças também podem se angustiar. Falar sobre seus sentimentos pode ajudá-los a se tranquilizarem. No entanto, não hesitem em pedir ajuda caso tais sinais persistam.
Vivemos um momento difícil e muito novo para todos. Pode ser também um momento de novas descobertas ou redescobertas. É momento de acompanhar os filhos mais de perto e mesmo de resgatar algumas interações, como leituras, jogos e brincadeiras que, por vezes, ficaram esquecidos. Assim, embora os desafios sejam muitos, podemos sempre aprender algo novo. Contem conosco!
Equipe Escola da Ilha
Obs.
Seguem abaixo alguns textos e materiais que podem auxiliá-los na reorganização das rotinas e nos diálogos com os filhos. Basta clicar no link.
Nota da Sociedade Brasileira de Pediatria
Cartilha infantil sobre Coronavírus